domingo, 10 de junho de 2012

FORNICAÇÃO e os SOLTEIROS




“...mas que só se guardem do que se sacrifica aos ídolos, e do sangue, e do sufocado e das relações sexuais ilícitas. (algumas traduções trazem as palavras prostituição ou FORNICAÇÃO)”. Atos 21:25 e Atos 15:29

Deus tem o melhor para nós e por isso a Bíblia trata de todos os assuntos inerentes ao ser humano, inclusive aos ciclos de tempo e idades do homem e da mulher. Daí a necessidade de tratarmos do assunto FORNICAÇÃO. Segundo dois importantes dicionários da língua portuguesa, significa: prática de atos sexuais ou sexo ilícito. Falaremos aqui não de adultério (que se refere a pessoas casadas) e nem de prostituição mercantilizada (profissão de meretriz) e sim do ato sexual praticada por pessoas solteiras ANTES e FORA do casamento. A Bíblia é a nossa fonte de pesquisa e única regra de fé, portanto, é orientação final sobre o assunto. Deus quer ter e manter uma comunhão plena e duradoura conosco em todas as etapas/ciclos de nossa vida e por ter criado a espécie humana sabe da estrutura, estímulos e características físicas dessa criação, entendendo que determinadas práticas do corpo podem induzir a vícios e desvios que afastaria o ser humano dessa comunhão com Ele. Dentre os desvios temos a prática do sexo ANTES ou FORA do casamento; desobediência, que pode causar vícios, sentimento de culpa, quebra de sonhos, distanciamento da comunhão com Deus e até gravidez indesejada. Na Bíblia o Senhor orienta que o sexo fosse praticado entre pessoas compromissadas entre si, compromisso esse que chamamos casamento. Fosse algo especial e dentro de um relacionamento sólido e duradouro.

Dentro da análise do Novo Testamento a palavra FORNICAÇÃO era utilizada para traduzir o termo grego “Porneia” que designava um matrimônio inválido ou sexo ilícito. Ilícito aqui tem o significado de imoral ou ilegítimo. A Bíblia especialmente em Eclesiastes 11:09 / Cap. 12:01 orienta ao jovem recrear-se, mas ciente que de tudo Deus pedirá contas e o aconselha a lembrar-se do Criador nos dias da Mocidade. Sabemos, porém que a FORNICAÇÃO não é algo específico dos jovens e sim aos SOLTEIROS em geral (jovens adultos ou velhos). Se nas igrejas a FORNICAÇÃO mostra-se crescente no meio dos solteiros e até alguns sacerdotes comecem a ver com naturalidade e permissividade tal prática, nós devemos ficar com o que diz a Palavra de Deus e orientar o rebanho a manter-se fiel ao Senhor. Veja o que a Bíblia diz a respeito:

Mas o corpo não é para a prostituição, senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo.
Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo, e fá-los-ei membros de uma meretriz? Não, por certo.
Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo.
Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? 1 Coríntios 6:13-19

Venerado seja entre todos, o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará. Hebreus 13:4

Mas, por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido. 1 Coríntios 7:2

Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro como já antes vos disse que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. (Gálatas 5:19, 21)

Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, aos fornicadores, aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte. (Apocalipse 21:8)

A Bíblia orienta: É importante que o solteiro ore a Deus e espere o tempo e a pessoa certa para se entregarem ao amor. Durante essa espera, deverá utilizar sua energia e estímulos para práticas proveitosas a si e para outros como o trabalho voluntário social, qualificação profissional, serviço do reino de Deus (evangelismo, assistência social cristã, música, dança, teatro, etc), oração e jejum, cursos extracurriculares, etc. lembrando dos ensinamentos bíblicos:

Tiago 4:07 Sujeitai-vos a Deus, resisti ao diabo e ele fugirá de vós. Sujeição a Deus e resistência

Mt 26:41 Vigiai e orai, para não cairdes em tentação. Vigilância constante

Tess. 5:17 Orai sem Cessar. Oração e jejum

Se você é SOLTEIRO, mas tem encontrado dificuldades em servir a Deus em função da prática da FORNICAÇÃO, lembre-se devemos dar lugar ao Espírito de Deus, jamais aos espíritos malignos. Liberte-se desse pecado! Queremos ajudá-lo com nossas orações, aconselhamentos e atividades cristãs na igreja que possibilitarão um fortalecimento de sua fé e espera quanto à pessoa certa para tua vida, lembrando que o amor a Deus e a santidade no viver é importantíssimo para vermos ao Senhor. Escreva para nós ou faça-nos uma visita em uma de nossas reuniões ou visite a igreja evangélica mais próxima de sua casa e seja abençoado (a).


Nenhum comentário:

Postar um comentário