segunda-feira, 5 de março de 2012

NÃO FUJA!


Bíblia Sagrada JONAS 4-02 Pregação dia 04.03.2012

NÃO FUJA! Deus possui propósitos para o seu bem!

I) História - Introdução

Jonas existiu ver II RS 14-25 e morava em Israel na cidade de Gate-Hefer (próximo à Nazaré), portanto, era Galileu como Naum, Malaquias e Jesus, provando que mentiram os Fariseus quando disseram em João 7-52 “que da Galiléia nenhum profeta surgiu”. Quando Eliseu estava terminando sua carreira profética, Jonas começava seu ministério em 760 A.C, antes mesmo de Oséias e Amós e 20 anos antes de ISAIAS. Algumas autoridades antigas dos judeus eram de opinião que Jonas era filha da viúva de Zarefate que Elias ressuscitara. Seu ministério foi iniciado no governo de Jeroboão II (Israel) e predisse a expansão territorial conseguida por esse soberano, antes do domínio babilônico. O livro nos prova que a reputação, o poder ou o dinheiro não garantem o céu e muito menos nos coloca acima de tudo: deveremos responder pelos nossos atos e decisões. Podemos escolher nosso próprio caminho ou obedecer e sacrificar a Deus! Sacrificar é abrir mão dos meus desejos e seguir a palavra viva: Jesus! O próprio Jesus testificou da veracidade da existência de Jonas e autoria do Livro ver Mt 12:39-41. Este é também um livro que fala da missão evangelística da Igreja, ver Is. 49-6, Mt 28:18-20, At. 1-8. É bom lembrar:

“Porque não tenho prazer na morte de ninguém, diz o Senhor Deus. Portanto, convertei-vos e vivei” (Ezequiel 18:32). No Novo Testamento aprendemos que “Ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento” (2 Pedro 3:9)

Jonas era profeta como muitos cristãos hoje, servia a Deus, possuía conhecimento, tinha vontade em fazer algo importante, mas a motivação era mais a vaidade pela própria reputação (não queria correr risco de não acontecer o que predissesse), mais pelo fanatismo patriota e religioso que gerava preconceitos, que pelo compromisso com o reino de Deus. Pessoas apesar de ter boas intenções desistem quando são exigidas para MUDANÇAS, coragem ou persistência. Jonas além de não querer salvar os inimigos de seu povo, também tinha medo de Deus mudasse os planos! Hoje temos o Espírito Santo que nos dá coragem, nos ajuda a MUDAR e nos faz vencer; portanto recomece de onde paraste, levante-se dessa depressão ou paralisia, hoje Deus fará de você uma pessoa de novas perspectivas, uma pessoa de atitudes! Louve ao Senhor.
O livro também nos faz pensar em algumas alegorias: Jonas – representaria a nação ou pessoa desobediente (que acaba por encontrar o mau), O mar – representa o campo de atuação/o mundo de pessoas a trabalhar, o grande peixe- o cativeiro, os 3 dias no ventre do peixe – o período/o tempo de sofrimento. Mas também nos leva ao MILAGRE da “entrega” do homem ao destino que Deus quer: Salvação e qualidade de vida (terrena e eterna)!
II) Constatações e Propósitos de Deus
Não há como FUGIR da presença do Senhor, ver HB 4-13 ou SL 139:7-10. O trabalho que Jonas teve foi enorme e caro para tentar fugir de Deus: saiu de perto de Nazaré, passando por Jerusalém, foi para outro país vizinho e na cidade de Jope, pegou um navio para Tarsis (na Espanha). Saiu do oriente médio para ir à Europa. Seria muito mais fácil e barato, obedecer! Mas Deus está sempre no controle e mesmo naquela situação Ele tinha 3 propósitos:
1º - Converter o povo de Nínive dos seus maus caminhos (Ver o histórico da cruel e pecadora cidade dominante – inclusive adoradora dos deuses do mar)

2º - Ensinar a Jonas ter mais confiança nele;

3º - Propiciar a forma perfeita para Jonas chegar a Nínive, pregar a palavra e não ser morto pelos habitantes dali.
III) Atitudes que mudam histórias ou cenários

Atitudes de JONAS que mudaram a situação/o cenário conforme JN 2-10: reconheceu que agia como ateu, arrependeu-se, pediu perdão e propôs retomar o caminho da obediência I SM 15-23. O SENHOR em sua infinita sabedoria permitiu o medo ou resistência no coração de Jonas, despertou a coragem para que desse a ordem de ser jogado ao mar, propiciou um tempo de três dias de particular com ele (sem interferências ou interrupções), quebrantou seu coração e por fim, fez com que o grande peixe o vomitasse em terra seca e fez com que Jonas chegasse a Nínive sendo “temido” pelos seus habitantes.
IV – Fazer a vontade de Deus e os resultados disso

Por ter saído vivo de dentro de um animal marinho, os habitantes de Nínive temeram a Jonas, pensando que ele fosse um enviado dos seus deuses e por isso deram credito em suas palavras e não o mataram. Com isso Jonas apresentou o verdadeiro DEUS aquele povo e pôde entregar as palavras ordenadas pelo SENHOR; o que fez com que todos se arrependessem de seus maus caminhos. Ele obedeceu ao 2º chamado de Deus JN 3:1-10. Todos somos chamados pelo Senhor ver AT 20:27! Como fonte de pesquisa vale lembrar que:
Deus preparou um cenário para tudo isso, começando em anos anteriores para que Jonas pregasse (em765 e 759 A.C Nínive sofreu pragas/epidemias e em 763 A.C Nínive presenciou um grande eclipse solar – o que fizeram os ninivitas crerem tratar-se de avisos de seus deuses. Em 760 A.C Jonas começara seu ministério e predisse a expansão de Israel, que aconteceu – o que he deu reputação, e por fim, chegar numa importante cidade através de um grande peixe era a preparação perfeita que Deus fizera. Na história secular do povo Assírio não consta narração de avivamento, mas há registro de um movimento em direção ao monoteísmo em 754 A.C no reinado de Assur-Dan III, que pode ter sido resultado da pregação de Jonas).
V - Conclusão

Deus tem preparado um cenário para manter COMUNHÃO ou intimidade conosco, mas é preciso aceitar e querermos essa relação de compromisso. Bom será cultivar em nossa rotina o interesse por conhecer a Deus, prosseguindo nesse crescimento diário e vivendo como seus filhos, de fato.
É preciso querer crescer nessa relação! Reflita se o que te motiva a se chamar cristão é a vaidade pela própria reputação/status, tradição ou desejo originado de um coração transformado. Decida-se hoje por investir nesse relacionamento, crescendo no conhecimento e dispondo-se a MUDAR sacrificando os seus conceitos, preconceitos ou desejos de pecados carnais e mundanos, peça e libere PERDÃO.
Se a decisão é ser um cristão autêntico, oriento a parar de fugir da presença de Deus, esteja unido à Igreja do Senhor. Ajudaremos você nesse processo. Seguramente o Espírito Santo de Deus fará morada permanente em sua rotina e coração; trará a alegria e paz de espírito que você precisa e fará de sua vida um celeiro de bênçãos e PROSPERIDADE plena em todas áreas (fé/espiritual, saúde, família, profissional e financeira).
No livro de Provérbios 19.21 diz: ”Muitos propósitos há no coração do homem, porém o conselho do SENHOR permanecerá”. Lembre-se o SENHOR tem um propósito para tudo e para todos, muitas vezes não compreendemos os caminhos e as atitudes, mas devemos crer no SENHOR e deixar que ele nos guie conforme o seu propósito. Em resumo entenda que:
1º) Deus te ama e tem um propósito para você: RM 5-08 e Jo 3-106
2º) Viva como Cristão!

A vida está cheia de distrações e interrupções. Uma coisa que a fé em Deus faz é nos trazer de volta ao centro. Traz-nos ao lugar onde devemos estar. É desta posição que podemos discernir o nosso verdadeiro lugar neste mundo e o nosso relacionamento com Deus. Ele está no controle. Ele rege.

Fique na Paz do Senhor. Fique conosco, queremos e iremos auxiliar você a servir a Deus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário